Mestre Carlos Portas professor de aikido

Mestre Carlos Portas

Carlos Portas, nascido em 1956, iniciou o seu percurso nas Artes Marciais em 1972 com a prática do Karete-do Shotokan (CKA) com Francisco Bilé sob a orientação do Mestre Vilaça Pinto.

Em1982 fixou residência na Suécia e em 1984 iniciou a prática de Aikido, com Takeji Tamita. Decorreram 9 anos de prática diária e intensiva ao lado do seu Mestre, tendo participado em estágios na Suécia, Dinamarca, Rússia, Escócia, Inglaterra, França, Itália e Estados Unidos.

Volta a Portugal em 1993 com autorização para representar a Takemusu Aiki Europe / Tomita Academy no nosso país.

Em 1995 juntamente com António Carvalho, Vítor Silva, Walter Santos, Manuela Terrível, Maria Manuela Pinto Bastos, Pedro Valente de Almeida, Pedro Roseiro, Anunciação Portas, Frederico Cerveira, José Quintão, Fernando Nogueira e Ana Maria Brandão Pereira fundam a Associação de Aikido de Aveiro, que mais tarde passou a ter o nome de Associação de Aikido Takemusu Aiki Portugal. Ao longo destes anos têm vido a estudar, pesquisar e desenvolver o ensino de Aikido, organizando em Aveiro, Stª. Maria da Feira e na Praia da Barra estágios Internacionais que contam com a participação de praticantes provenientes de todos os países da Europa onde a Takemusu Aiki / Tomita Academy se encontra representada.

Em 2000 juntamente com Gabriela Faria transfere as actividades da Associação para a empresa Mussubi - oficinas de artes e coisas do oriente, Lda. criada para o efeito.

Em 2001 inaugura o novo dojo da Mussubi em Aveiro, destinado à escola mãe da Takemusu Aiki Portugal.

Em 2004 a Takemusu Aiki Portugal torna-se independente da Takemusu Aiki Tomita Academy, estabelecendo os seus próprios objectivos como escola autónoma e independente, com o seu próprio sistema de graduações e programa técnico, recebendo o nome de "Mussubi, Escola de Aikido, Takemusu Aiki Portugal".

Em 2007 a Mussubi regista no INPI a marca nacional "TAKEMUSU AIKI PORTUGAL" com nº 399730 em vigor desde 26-01-2007 s/ código de Nice nº 41.

Em Setembro de 2007 a Mussubi Takemusu Aiki Portugal® inicia no Dojo de Karate Murakami Kai o ensino do Aikido na cidade da Maia.


Instrutores assistentes


António Carvalho 4º dan (Aveiro)

Rui Paula Amaral 2º dan (Aveiro)


Takemusu Aiki Portugal Facebook © Takemusu Aiki Portugal 2013 | webdesign sabersaber, Lda | gestão Mafalda Barbosa